A ESCOLA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
A escola precisa atender
de maneira inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade social, as crianças,
adolescentes, jovens e adultos que necessitam a cada dia uma oportunidade que
os favoreça na ampliação da compreensão de mundo, de si mesmos e dos outros e
das relações sociais segundo afirma a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 Art. 1:
“A educação abrange os processos
formativos que se desenvolvem na
vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de
ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e
nas manifestações culturais.”
OBJETIVO DA ESCOLA
Garantir o
desenvolvimento pleno das capacidades de aprendizagem, a igualdade de condições
de acesso e permanência na escola.
Elevar o desempenho do
aluno na conquista de novos saberes e na construção de sua cidadania.
REALIDADE DA ESCOLA
Nosso alunado vem de
uma família com condições sócio-econômica muito baixa, poucos pais têm um
emprego que recebem um salário mínimo, e a maioria não concluíram nem o
primeiro grau menor de ensino fundamental. A maioria dos discentes é carente de
carinho, respeito e amor, pois não são acompanhados pelos pais diariamente na
sua educação domestica, faltando-lhes orientações para uma melhor higiene
bucal, e motivações para o habito de estudo.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Com a gestão democrática, se faz necessário a
participação de todos da comunidade escolar, daí criamos situações que
facilitam o dialogo entre o pedagógico e o administrativo para que juntos
possamos superar os obstáculos. Nesse sentido o Conselho Escolar é de
fundamental importância, pois além de fazer o elo entre os segmentos e a gestão
também participa de tomadas de decisões, tornando a escola um local de
interação de informações.
As articulações entre
escola e a família oficialmente ocorre duas vezes ao ano em reuniões gerais nos
três turnos, por estarmos inseridos em um bairro onde as maiorias das mães
trabalham fora dificultando um maior numero de reuniões, salvo os casos
necessários de alguns alunos que necessitam de um maior acompanhamento, já a
comunicação entre comunidade e SEE é realizada através do conselho escolar,
onde os conselheiros e representantes dos segmentos são informados sobre as
determinações da SEE pelo presidente do conselho.
A equipe pedagógica e o corpo docente junto
constroem o calendário observando a legislação em vigor.
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