terça-feira, 1 de janeiro de 2013


A ESCOLA


   FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

A escola precisa atender de maneira inclusiva, cidadã, solidária e de qualidade social, as crianças, adolescentes, jovens e adultos que necessitam a cada dia uma oportunidade que os favoreça na ampliação da compreensão de mundo, de si mesmos e dos outros e das relações sociais segundo afirma a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 Art. 1:

 “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na                                                               vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

OBJETIVO DA ESCOLA
Garantir o desenvolvimento pleno das capacidades de aprendizagem, a igualdade de condições de acesso e permanência na escola.
           Elevar o desempenho do aluno na conquista de novos saberes e na construção de sua cidadania.
REALIDADE DA ESCOLA
Nosso alunado vem de uma família com condições sócio-econômica muito baixa, poucos pais têm um emprego que recebem um salário mínimo, e a maioria não concluíram nem o primeiro grau menor de ensino fundamental. A maioria dos discentes é carente de carinho, respeito e amor, pois não são acompanhados pelos pais diariamente na sua educação domestica, faltando-lhes orientações para uma melhor higiene bucal, e motivações para o habito de estudo.

GESTÃO DEMOCRÁTICA
 Com a gestão democrática, se faz necessário a participação de todos da comunidade escolar, daí criamos situações que facilitam o dialogo entre o pedagógico e o administrativo para que juntos possamos superar os obstáculos. Nesse sentido o Conselho Escolar é de fundamental importância, pois além de fazer o elo entre os segmentos e a gestão também participa de tomadas de decisões, tornando a escola um local de interação de informações.
As articulações entre escola e a família oficialmente ocorre duas vezes ao ano em reuniões gerais nos três turnos, por estarmos inseridos em um bairro onde as maiorias das mães trabalham fora dificultando um maior numero de reuniões, salvo os casos necessários de alguns alunos que necessitam de um maior acompanhamento, já a comunicação entre comunidade e SEE é realizada através do conselho escolar, onde os conselheiros e representantes dos segmentos são informados sobre as determinações da SEE pelo presidente do conselho.
A equipe pedagógica e o corpo docente junto constroem o calendário observando a legislação em vigor.

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