terça-feira, 1 de janeiro de 2013



HISTÓRIA DO BAIRRO

O Bairro Benedito originou-se a partir de um conjunto residencial construído pela antiga Companhia Habitacional-COHAB, em 1986. Era um lugar afastado do centro, mas que aos poucos foi atraindo moradores e sua infra-estrutura foi ganhando dimensões de uma pequena cidade. Hoje o bairro possui área de 24.627 Km², um perímetro urbano de 26.731,15 metros. Uma série de conjuntos e loteamento foram o complexo do Benedito Bentes. Este possui ainda 80 logradouros, varias linha de ônibus e um comércio variado. O que era um simples condomínio de casas transformou-se numa organização social de aproximadamente 220 mil habitantes, passa a reivindicar uma emancipação política.
Em janeiro de 2000 através da lei municipal nº 4.952 transforma o conjunto em bairro. Com a implantação do Estatuto da cidade através da lei feral 10.257 de julho de 2001 a Associação de Bairro convida o Engenheiro Carlito Lima para coordenar os trabalhos de planejamento do bairro. Surpreso ficou o engenheiro ao constatar que a maioria das pessoas não conhecia a história do homem que de origem ao nome do bairro.
Nesse sentido o nome Benedito Bentes dado ao conjunto para homenagear o amazonense de nascimento, mas alagoano de adoção, o agrônomo que foi presidente da Federação do Comercio de Alagoas do SESC/SENAC, também Presidente da Companhia Energética de Alagoas CASAL, Benedito Geraldo do Vale Bentes, cargo este que exerceu até o seu falecimento em 1974.
Em fim ressalta-se que o bairro Benedito Bentes foi o primeiro na capital a ter um prefeito comunitário eleito pelos moradores.
Na área social o complexo do bairro Benedito Bentes conta todos os tempos ligados ao cristianismo, tanto do segmento católico quanto protestante. Incluem-se ainda na área social, várias associações destacando a prefeitura comunitária. Havendo ainda uma delegacia policia (8º distrito) e o 5º DPM, ambos responsáveis pela segurança do bairro, um posto de saúde e anexo mini pronto socorro e maternidade (Denilma Bulhões), um fórum de pequenas causas (10º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA CAPITAL, DESEMBARGADOR TELMO GOMES DE MELO).
Sendo a realidade espacial da comunidade longe do centro da cidade a garantia do deslocamento das pessoas não séria possível sem um sistema de transporte, nesse sentido o bairro favorecido com várias linhas que são interligadas por um sistema integrado que desembarcam no terminal que percorre o complexo do bairro em direção ao centro e vice-versa. No campo da comunicação não há nenhuma organização de rádio ou televisão.
Localiza-se no Benedito Bentes a Central de Tratamento do Sistema Pratagy que abastece o Farol, Gruta de Lurdes, Pitanguinha, Sanatório e adjacências, além das regiões do centro ao Pontal e do Poço a Cruz das Almas. Nos domínios do bairro encontra-se um moderno sistema independente de esgoto sanitário que envolve três a rede coletora, sete estações elevatória de esgoto e tratamento, que serve a localidade.
O polemico projeto do aterro sanitário concretizou-se com a inauguração da Central de Tratamento de resíduos sólidos no bairro, no 30/04/2011. Fato que ocorreu por causa da desativação do lixão da Cruz das Almas.  Ainda pode-se dizer que as cercanias do Benedito Bentes esta bem contemplada com escolas da rede municipal, estadual e particular.
Na área econômica o setor primário esta estruturado nas plantações de cana, possui também sitiantes e fazendeiros que cultivam macaxeira e feijão. Vale lembrar que o setor secundário resume-se na fabrica da Coca Cola instalada nas adjacências. O ponto forte da economia local e no setor terciário, com um comércio variado com representantes lojistas e profissionais liberais. A região possui varias lojas e profissionais liberais um shopping Center e mercado livre. Espaços de lazer é uma carência do bairro, ainda assim há salas de cinemas localizadas no shopping, a praça da formiga onde a população reúne para atividades esportivas e de lazer.


PATRONO DA ESCOLA: Conhecimento da Realidade

Pastor Dr. José Tavares de Souza
Nasceu em 10 de março de 1904 na cidade de Pão de Açúcar Estado de Alagoas. Filho de família nobre.
Em 1929, ordenou-se sacerdote católico, sendo nomeado vigário geral da Catedral de Penedo neste Estado.
Em 1932, por motivos pessoais decide ir morar em Recife abandonou o celibato e casa-se com uma moça; Benedita Lacerda Tavares constitui família, duas filhas: Nielze Lacerda Tavares e Mary Lacerda Tavares, ambas casadas.
Em 1936, já em Maceió foi consagrado ministro evangélico e empossado no pastorado da primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió. Além de ministro evangélico (título que para ele é o mais honroso) possui também os cursos de; Odontologia, Professor Bacharel em Direito, Advogado do curso de administração, conselheiro da ordem dos advogados do Brasil.
Na área política exerceu os cargos de Prefeito de Limoeiro de Anadia, Vereador da capital, Secretário da municipalidade, conselheiro do Trânsito, Conselheiro da CODEMA, Assessor Técnico da Assessoria de Programação e Orçamento da secretaria de Administração foi condecorado com medalha de ouro de Alagoas Terra dos Marechais.
Na área religiosa o pastor evangélico, jornalista, diretor por vários anos da Sociedade Bíblica do Brasil, Presidente da convecção Batista Alagoana por diversas vezes, representou sua igreja nos congressos da aliança Batista Mundial em Miami Beach e Estocolmo.
           O pastor faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Maceió vítima do câncer de próstata, deixando para os seus seguidores um exemplo de pessoa responsável, honesta e muito religiosa.
                                                                                                              fonte: PPP da Escola.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Manhã - de 07h00min ás 12h20min

Tarde - de 13h00min ás 18h20min

Noite – de 19h00min ás 22h00min


Distribuição De Turmas
Manha
Tarde
Noite
6º A, B, C
6º D, E
6° Período A, B
7º A, B
7º C, D, E
5ª Fase A, B
8º A, B
8º C, D
6ª Fase A, B
9º A, B
4ª Fase

5° Período A
5° Período B

6º Período A
5º Período A

Um comentário: